Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Anders Bateva

Nonfiction Litblog. Fichamentos / clippings / recortes de não-ficção. Prospecções literárias em: Ciências Sociais; Informática; e Ciências Ambientais.

Anders Bateva

Nonfiction Litblog. Fichamentos / clippings / recortes de não-ficção. Prospecções literárias em: Ciências Sociais; Informática; e Ciências Ambientais.

🆓💬 GNU Social: ¿o que é?

Autora: Mariana Fossatti. Tradução por Anders Bateva.

O que é GNU Social?

O GNU Social é um projeto de rede social que está em desenvolvimento há alguns anos. Originalmente implementado através do serviço Identi.ca, logo evoluiu quando a Free Software Foundation se juntou em seu desenvolvimento. Trata-se de uma rede social de aparência muito similar ao Twitter, porém com algumas vantagens, como a possibilidade de enviar mensagens de mais de 140 caracteres, participar de grupos, e seguir usuários de outras instâncias que utilizem os mesmos padrões abertos.

Diferente do Twitter, que é um serviço centralizado, o GNU Social é um software livre que pode ser instalado em qualquer servidor. Cada instância da rede social inter-opera com as demais de maneira horizontal, formando assim uma rede distribuída onde os participantes não dependem das políticas corporativas de uma única empresa, e aonde a adoção de novas funcionalidades é livre, desde que siga-se os protocolos de comunicação.

Como é de se imaginar, existem muitos serviços "públicos" de GNU Social. Alguns dos mais conhecidos são: Quitter.se, Quitter.es e lamatriz.org; porém, existem muitos outros, que você pode conferir no site Fediverse.org. Mesmo estando em um nó qualquer, é possível conectar-se às demais instâncias e assim inter-conectar-se com os outros usuários também.

Licença Creative CommonsEste post de Anders Bateva está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Não Adaptada.Baseado no trabalho disponível em Ártica Online.

Objectar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Nuvem de tags (todas as etiquetas)

Arquivo anual

  1. 2021 ...
  2. 2020 (32)
  3. 2019 (15)
  4. 2018 (16)
  5. 2017 (04)
  6. 2016 (02)
  7. 2015 (01)
2012-2014: posts não mantiveram-se

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds