Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Anders Bateva

Nonfiction Litblog. Fichamentos / clippings / recortes de não-ficção. Prospecções literárias em: Ciências Sociais; Informática; e Ciências Ambientais.

Anders Bateva

Nonfiction Litblog. Fichamentos / clippings / recortes de não-ficção. Prospecções literárias em: Ciências Sociais; Informática; e Ciências Ambientais.

🆓💬 GNU Social: ¿o que é?

Autora: Mariana Fossatti. Tradução por Anders Bateva.

O que é GNU Social?

O GNU Social é um projeto de rede social que está em desenvolvimento há alguns anos. Originalmente implementado através do serviço Identi.ca, logo evoluiu quando a Free Software Foundation se juntou em seu desenvolvimento. Trata-se de uma rede social de aparência muito similar ao Twitter, porém com algumas vantagens, como a possibilidade de enviar mensagens de mais de 140 caracteres, participar de grupos, e seguir usuários de outras instâncias que utilizem os mesmos padrões abertos.

Diferente do Twitter, que é um serviço centralizado, o GNU Social é um software livre que pode ser instalado em qualquer servidor. Cada instância da rede social inter-opera com as demais de maneira horizontal, formando assim uma rede distribuída onde os participantes não dependem das políticas corporativas de uma única empresa, e aonde a adoção de novas funcionalidades é livre, desde que siga-se os protocolos de comunicação.

Como é de se imaginar, existem muitos serviços "públicos" de GNU Social. Alguns dos mais conhecidos são: Quitter.se, Quitter.es e lamatriz.org; porém, existem muitos outros, que você pode conferir no site Fediverse.org. Mesmo estando em um nó qualquer, é possível conectar-se às demais instâncias e assim inter-conectar-se com os outros usuários também.

Licença Creative CommonsEste post de Anders Bateva está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Não Adaptada.Baseado no trabalho disponível em Ártica Online.

1 réplica

Objectar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.